Gestantes podem remar de SUP? Leia mais na Paddles

Publicado: 09/01/2019

Gestantes no SUP

Gravidez e Stand Up Paddle - Gestantes podem remar de SUP? Leia a matéria da SUPorte, parceira da Paddles. Aloha!



Por Dani Paiva: Sempre me perguntam para advertir quais atividades você pode fazer quando está grávida e se é seguro. Com a grande expansão da participação do público feminino nos campeonatos mundiais, mais mulheres estão aguçadas para entrar na água (grávidas ou não).


Entretanto, uma grande porção de mulheres gestantes estão certas de que possam. Bem, existem alguns pontos a se considerar.


Habilidade

A primeira coisa a considerar é se: Você já remava antes da gravidez?

Se você já remava, então estabelece-se que não há complicações, não há razão para que você não possa manter seu nível normal de atividades pelo tempo que você se sentir capaz. De fato, existem evidências que sugerem que mulheres mais ativas tem menos problemas nos estágios posteriores ou mesmo no trabalho de parto.


São óbvios os benefícios do exercício e sensação de bem-estar quando estamos na água. Adicionalmente, com técnica segura é possível adquirir fortalecimento muscular que geralmente se tornam fracos durante a gravidez, o que são fortemente ligados à problemas como dor no cinturão pélvico, dor nas costas e incontinência urinária.


Orientações específicas advertem contra iniciar qualquer nova atividade física durante a gravidez, e eu certamente não recomendaria você iniciar no SUP pela primeira vez enquanto estiver grávida. Você pode ter risco de queda, alguma distensão muscular ou esforçar-se além do seu limite.


Intensidade

Não empurre muito forte a pá na água enquanto rema. É provável que você precisará diminuir a intensidade no progresso da gravidez.


Como regra geral, um bom termômetro para saber se está excedendo na atividade, é você ser capaz de manter uma conversação enquanto rema.


Se você não conseguir, provavelmente está forçando demais. Na dúvida, tenha uma breve bate-papo com sua equipe de maternidade.


Técnica

Se você tem uma boa técnica, será mais fácil modificá-la. Supondo que você já remava antes, os efeitos da gravidez limitarão você. Uma das modificações que você terá de fazer é a inclinação à frente.


Tente não inclinar-se tanto para frente, pois aumentará a utilização da musculatura abdominal. Gestantes correm grandes riscos de desenvolver "diastasis recti" (separação abdominal) se você inclinar à frente com força. Naturalmente, haverá um elemento de separação e alongamento que permite o crescimento do bebê. Mas, forçar constantemente esta região pode levar à problemas futuros na linha abdominal.


Embora seja contra a maioria dos estudos técnicos......tente e mantenha-se ereta (conforme a linha verde na foto) e obtenha o assoalho pélvico e umbigo rígidos para manter a estabilidade.


A remada mais apropriada é em águas calmas onde você pode facilmente acessar a água. Não se coloque em situações difíceis como remar em mar agitado, é perigoso e pode colocar você em risco. Se você está remando com um amigo, peça à ele que carregue e cuide da sua prancha.


Estágios da Gravidez

É bem provável que você sentirá diferença assim que a gravidez progredir. Algumas mulheres vão se sentir muito mal para fazer qualquer atividade física no primeiro trimestre, enquanto outras se sentirão muito bem. Certamente no final da gestação você vai sentir mais desconforto e aumentará o risco de lesão na parede abdominal.


Você estará menos estável na sua prancha por conta da mudança do centro de gravidade, e menor controle muscular de CORE.


Lembre-se ...

Cada gestação é diferente e há muitas coisas que podem acontecer durante a gravidez que podem limitar a sua prática. Se ainda assim restar alguma dúvida, converse com seu médico ou parteira.


Especialmente se no desenvolvimento da gravidez você relatar dor. Se for um problema músculo-esquelético, então você deve procurar um Fisioterapeuta.


Se estiver tudo bem, aproveite para estar na água e se mantenha ativa enquanto você está grávida, mas lembre-se que são só 40 semanas....então, não se arrisque!!!


Aloha


Sobre a Paddles - A primeira Paddle Wear

A cultura do remo e a paixão e respeito pelo mar virou uma marca. A Paddles é a primeira paddle wear do mercado. Vestindo remadores, pessoas ligadas ao mar e que buscam por esse estilo de vida. Clique e conheça a marca Paddles


Conteúdos que você precisa conferir


Por Dani Paiva - SUPorte

Voltar

Receba nossas Ofertas e Novidades