Como escolher um Remo de Stand Up Paddle

Publicado: 08/01/2019

Remo de Stand Up Paddle. Tudo que precisa saber antes de comprar o seu e sair remando. Entendo os benefícios, peso, tamnho e como cortar. Acesse!



É bastante interessante que você saiba escolher um remo de Stand Up Paddle caso pretenda praticar este esporte aquático e derivado do surf, pois é preciso se equilibrar sobre uma prancha e buscar fazer movimentos que sejam impulsionados por meio de um remo.


Atualmente, o Stand Up Paddle pode ser realizado por qualquer pessoa e de todas as faixas etárias, em que a intensidade do esporte varia conforme o local que está praticando a modalidade.


Com isso, a prática de um SUP mais leve é realizada normalmente em um lago calmo, em que à medida que o local de prática muda, a modalidade acaba por se tornar mais complexa, o que torna possível praticar em alto mar ou até mesmo em correntezas de rios.


 

Confira tudo sobre a pá do remo de SUP


É importante ter conhecimento da escolha do remo para Stand Up Paddle, sendo que desde a origem dessa modalidade, os remos passaram por diversas evoluções e variações, especialmente em relação ao formato da pá do remo.


Assim, desde as tribos antigas, diversos formatos de remo de Stand Up foram sendo criados, em que diversos permaneceram em uso até os dias atuais, tanto pela peculiaridade ou pela nostalgia.


No geral, é permitido o uso de remos que venham a seguir os padrões estabelecidos, em que no momento da prática é ideal ter um remo com uma largura razoável, pois tal característica garante arrancadas em um curto espaço, possibilitando poucas remadas e uma saída da prancha sem problemas.


Além disso, não é indicado que o remo corte a água, pois ao realizar isso, entende-se que o remo não exerce atrito e resistência quando é submergido. 


Mas, tal teoria é sempre contestada por supistas que preferem usar um remo Stand Up com pás pequenas devido ao fácil manuseio. Vale ressaltar ainda que profissionais sempre indicam que você conheça um pouco da onda, o que garante antecipar o momento da remada e suprir o atrito do remo.


Quanto ao remo de SUP para o caso de travessias, este deve seguir a característica de uma área grande na horizontal, sendo que a prancha pega velocidade e é importante aproveitar do remo em todo o curso que se encontrar submerso, isto é, ele exerce resistência desde quando entra até sair da água.


 

Confira tudo sobre o tamanho do remo de Stand Up Paddle


Em relação ao tamanho do remo de Stand Up Paddle, a principal informação é que ele deve ter 15cm maior que o praticante, onde essa é uma solução simples.


No entanto, muitas vezes não se leva em consideração a proporcionalidade da estatura do praticante, em que para uma pessoa de 1,55 metros, considerado de estatura pequena, 15cm representa 10% da altura.


Já para o caso do praticante com 2,00 metros, que é de grande estatura, os 15cm indicados representam 7,5% do seu tamanho, em que mesmo não parecendo muito, os 2,5% representa 5cm.


Assim, o remo para Stand Up Paddle possui finalidades diferenciadas, seja para remadas em águas lisas ou para água com ondas, onde se deve pegá-las, modalidade essa conhecida como Stand Up Paddle Surf.


No geral, a dica é que o remo de Stand Up seja um pouco maior que o senso comum, ou seja, para ondas é indicado medidas de 10% da altura do remador, e em remadas em águas lisas, deve-se pensar que a medida pode aumentar para 13% da altura do praticante.


Além disso, é preciso lembrar que o remo pequeno demais pode forçar o praticante em buscar uma remada com inclinação do corpo para frente, além de flexionar a coluna, o que se torna prejudicial para a saúde, pois o remo precisa alcançar a água diante de um pequeno agachamento do praticante.


 

Confira os tipos de remo de Stand Up Paddle


Normalmente, o remo de Stand Up Paddle varia conforme o tipo de remada do praticante, em que as variações podem acabar sendo iguais a do material de composição quanto a forma.


Quanto ao material, é possível encontrar remo para Stand Up feito de madeira, fibra de vidro, fibra de carbono, fibra de kevlar e plásticos injetados, onde cada um destes possuem as suas específicas características.


De uma forma geral, o remo mais usado para Stand Up Paddle, é o remo de fibra de carbono, o qual é extremamente leve e bastante resistente em relação ao contato com a água.


Mas, estes são os mais caros, possuindo ainda problemas quando acabam entrando em contato com fundos de pedras, o que faz com que a resistência se limite ao contato com a água.


No caso de um remo de SUP feito de plástico injetado, este possui um ótimo custo-benefício, porém, não possui as mesmas características de resistência que se encontra em um remo de madeira e de fibra de carbono.


Por isso, é fundamental observar a curvatura do remo para Stand Up Paddle, pois tal característica é o que diferencia do remo de canoa, além de ser essencial para a prática da modalidade esportiva.


Sendo assim, utilizar um remo de Stand Up Paddle do tamanho incorreto pode acabar lhe trazendo muitas dores e problemas nas costas, sendo que um remo curto demais pode sobrecarregar a sua lombar, e um remo comprido demais, pode lhe forçar a remar em uma posição ereta e que sobrecarregue os seus ombros.


Além disso, o material do remo para SUP sempre deve ser levado em consideração, além do tamanho das pás, em que quanto maior e mais larga ela for, maior será o volume de água movimentada e a força empregada pelo praticante.


Portanto, antes de começar a praticar tal modalidade, é fundamental escolher um remo de Stand Up Paddle ideal, o qual deve ficar um palmo acima da cabeça.


No geral, sempre conte com a ajuda de um profissional capacitado nessa modalidade e se informe sobre qual remo escolher, além de quais posturas corporais deve-se ficar.


Assim como você deseja um bom par de botas para escalar uma montanha, um remo de Stand Up Paddle correto vai fazer seu tempo na água muito mais aproveitável.


O melhor remo será leve o suficiente para você usá-lo o dia todo e forte o bastante para suportar quaisquer condições. Deve ser confortável, com a pegada e extensão certas para você se divertir na água.


Se você é novo no Sup, leia também: Como iniciar no Stand Up Paddle e o nosso tutorial completo sobre SUP

Continue lendo e veja alguns pontos importantes para escolha do seu remo de Stand Up Paddle


Materiais para Remo de Stand Up Paddle

Existem muitos materiais sendo usados na fabricação de remos e cada um deles possui benefícios e limitações.


Fibra de Vidro - Usado tanto para o remo quanto para a pá do remo, esse material é rígido, leve e oferece um ótimo equilíbrio entre custo-benefício e performance.


Madeira - Usado para fabricar tanto o remo quanto às vezes somente a pá, madeira é razoavelmente leve, renovável e tem um calor ao toque que não pode ser atingido por materiais sintéticos. Remos de madeira são bonitos de se olhar e dão um ótimo presente para qualquer fã do esporte.


Fibra de Carbono - O mais leve e resistente material usado na fabricação de remos. Um remo leve causará menos fadiga, especialmente em remadas mais longas. Se você vai passar muito tempo na água, a economia no peso de um remo desses pode valer muito investimento adicional.


Alumínio - Um material econômico usado na base do remo, alumínio é barato, mas tem as desvantagens de ser um pouco mais pesado e frio ao toque.


Plástico - Outro material em conta. É econômico, mas mais pesado que outros materiais.


Comprimento do Remo

A parte mais crucial de se escolher um remo é o comprimento correto. Um remo longo demais vai cansar seus braços uma vez que você o segurará alto demais.Um remo curto vai fadigar sua coluna enquanto você a entorta para alcançar a água.


Que comprimento devo usar? - Isso depende muito do tipo de remada que você pretende praticar. Geralmente, seu remo deve ser de 10 a 12 polegadas mais alto que você para corridas, 8 a 10 polegadas mais alto para águas calmas ou de 6 a 8 polegadas mais alto que você para surf. Claro, com o tempo e aprendendo a técnica correta (com a ajuda de um profissional de SUP) você encontrará a medida ideal, confortável e segura para você.


Remos Ajustáveis - Remos ajustáveis possuem uma haste que pode ser extendida e travada em diferentes comprimentos. Se mais de uma pessoa usará o remo, um desses lhe servirá bem. Eles são perfeitos para famílias. Remos ajustáveis de SUP serão moderadamente mais pesados que os não ajustáveis.


Remos Sob Medida - O melhor remo é um feito para você. Um remo customizado é feito com comprimento maior do que você precisa e depois cortado, com a manopla sendo re-aplicada no lugar devido. Veja o vídeo produzido pelo Paddle Club Ilhabela. Marcelos Dias - Waterman e um dos destaques do remo nacional, mostra como você pode cortar e testar seu novo remos com segurança.


Como cortar um Remo de Stand Up Paddle

 

Créditos do Vídeo: Marcelo Dias / Base Alpha - Ilhabela - SP  


Tamanho da Pá do remo

Remos são divididos em dois grupos principais, remos para surf e remos para cruising. Um remo de surf tem uma ampla superfície para puxar mais água. Remos de surf são ótimos para remadas estilo bracing e também podem ser usados em corredeiras (white water) e corridas.

Um remo de cruising tem uma área reduzida que oferece menos stress nos braços para remar longas distâncias. Existem remos intermediários entre os dois também, que servem para uma ampla gama de praticantes e funcionam bem em ambos tipos de modalidades.


Handle

O handle é o elemento localizado na extremidade superior do remo, onde a pegada acontece. Quando remadores entram em corredeiras ou ondas, eles preferem um handle em forma de T, no qual seus dedos podem abraçar com mais facilidade, correndo menos risco de perdê-lo em águas movimentadas. Alguns preferem um em formato de "bolinha", mas isso é apenas uma questão de preferencia.


O porquê da Pá "torta"

Ela permite uma remada mais eficiente. Pode parecer contra-intuitivo, mas é o único e correto modo. Isso permite que a pá deslize para fora da água ao invés de erguer água. Lembre-se que para remar em geral, você deve escolher um remo que seja de 8 a 10 polegadas mais alto que você.

Considere sempre o melhor remo que você pode pagar: pode sair caro agora, mas vai colocar um sorriso no seu rosto toda vez que você levá-lo para água.

O que achou desse conteúdo sobre Remo de Stand Up Paddle? Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar esse conteúdo.



Sobre a Paddles - A primeira Paddle Wear

A cultura do remo e a paixão e respeito pelo mar virou uma marca. A Paddles é a primeira paddle wear do mercado. Vestindo remadores, pessoas ligadas ao mar e que buscam por esse estilo de vida. Clique e conheça a marca Paddles


Conteúdos que você precisa conferir

 

Voltar

Receba nossas Ofertas e Novidades