Canoa Canadense – Origem, construção e mais

Publicado: 18/04/2019

Canoa Canadense

A canoa canadense é muito conhecida como um modelo ideal, seja para adultos ou crianças, para aqueles que estão começando a praticar o remo.

Canoa Canadense - Paddles

Atualmente, conhecer as diferenças entre as canoas e os caiaques não é uma tarefa fácil, sendo que muitos chamam estes dois tipos de barcos, pois são parecidos em determinados aspectos.


Com isso, vale a pena conhecer sobre a canoa canadense.


A canoa canadense, apesar de ser pequena, foi uma das mais importantes embarcações criadas, em que foi até mesmo considerada como uma das sete maravilhas do Canadá, entrando em cena no Brasil no ano de 1938 e construídas em madeiras.


No entanto, elas permaneceram sendo fabricadas em madeira até 1964 que foi quando chegaram da Califórnia as canoas canadenses em fibra de vidro.



Confira tudo sobre a Canoa Canadense


A canoa canadense é normalmente ideal para poder explorar rios, lagos ou pequenas corredeiras, além de ser usada na prática de exercícios e para se conhecer o prazer de remar a dois ou até mesmo sozinho, onde possui a segurança de um casco leve, estável e com facilidade na manobra.


A construção artesanal da canoa canadense em madeira é conhecida como sendo a chave para a durabilidade deste produto, o qual é apresentado como mais resistente a umidade e com um incrível acabamento em verniz.


Além disso, para tornar mais fácil as atividades com a canoa canadense e o prazer de se praticar esportes com tal modelo, foi-se investindo ao longo do tempo, na construção de um casco mais leve, o qual é de aproximadamente 26kg, o que facilita muito o transporte.

 


Origem da Canoa Canadense


Quanto a origem da canoa canadense, essa é uma embarcação que pode ser aberta ou fechada, sendo originária dos índios canadenses e que se usa apenas um remo de uma só pá.


Por volta de 6 mil anos atrás, ela já era utilizada como forma de transporte pelos povos entre rios e lagos. Assim, por cerca do século XVI, se tem registros das concepções atuais de canoas e caiaques.


Nesse período, muitos historiadores puderam afirmar que as canoas fabricadas de madeira, são mais leves e rápidas, além de serem próprias para enfrentarem as corredeiras dos rios canadenses, transitando pela América do Norte.


Dessa forma, enquanto os povos indígenas usavam a canoa como forma de transporte, o caiaque era usado por esquimós para o uso da pesca e o transporte entre dois pontos da costa.


No caso destes caiaques, eles eram construídos com madeiras e pele de foca, além de serem vedados com a gordura do próprio animal.


Já no começo do século XIX, ingleses que estavam inspirados nas embarcações, começaram a usar para lazer um tipo de embarcação conhecida como “gronelandais”, onde tais tipos de barcos acabaram dando origem aos formatos mais modernos das canoas e dos caiaques.


Assim, em pouco tempo, tais barcos já adotaram os remos que serviram para garantir mais velocidade e, com isso, começou a ser adotado por outros países, como a Alemanha e a Europa Central.


Atualmente, as modernas canoas e caiaques são geralmente construídos em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro ou então com resina epóxi ou fibra de carbono.


Pode-se dizer ainda que a canoagem adquiriu o seu espírito de nobreza quando começou a participar dos conhecidos Jogos Olímpicos de Berlim no ano de 1936, mantendo-se no cenário olímpico desde então.


De novo na Alemanha, agora nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, a modalidade “Slalom”, ou seja, de águas brancas, surgiu no esporte de demonstração, onde 20 nos depois dos Jogos Olímpicos de Barcelona e nos de Atlanta, o “Slalom” teve a sua presença válida no quadro de medalhas.

 


Confira o que está incluso na Canoa Canadense


A canoa canadense inclui normalmente dois assentos com apoio para as costas, uma tampa oval de popa, uma tampa de inspeção, dois remos, dois coletes novos e um carrinho.


Quanto as especificações, a canoa canadense é composta por polietileno de média densidade por proteção anti ultravioleta, além de ter um acabamento polido com uma textura antiderrapante.


Geralmente, a canoa canadense apresenta um comprimento de 4,60 metros, largura de 0,90 metros, altura de 0,50 metros, peso de 46kg e uma capacidade de até 260kg.


Dessa forma, é indicado a escolha da embarcação mais indicada para a situação a ser enfrentada, sendo que os caiaques do tipo oceânico são os mais propícios para remadas que venham a envolver longas distâncias, pois são mais rápidos e contam com um compartimento de carga que permitem levar provisões.


Além disso, a canoa canadense, para rios, represas e lagos, são uma excelente opção, pois não são muito rápidas quanto as de caiaques, porém, possuem uma capacidade imensamente superior para transportar carga.


Portanto, para expedições que envolvam diversos dias, uma ou mais canoa canadense é o essencial, pois nela pode ser transportado maiores equipamentos, além de acomodar ainda confortavelmente duas pessoas.

Voltar

Receba nossas Ofertas e Novidades